A atenção à saúde da mulher através da visita regular ao ginecologista auxilia no diagnóstico e tratamento precoce das principais patologias ligadas ao sistema reprodutor feminino, às mamas, a desajustes hormonais e a demais fatores que podem comprometer seu bem-estar físico e emocional.

Conheça algumas delas:

Endometriose – Ocorre quando o tecido que reveste o interior do útero (endométrio) forma-se também em órgãos como trompas, ovários, intestinos e bexiga. Esses órgãos passam a ser estimulados pelos hormônios femininos, causando reações inflamatórias e sangramentos que provocam dores intensas nas mulheres que sofrem desta doença. O diagnóstico precoce e o tratamento da endometriose é de fundamental importância para que se evite a deformação dos órgãos do aparelho reprodutor, levando à infertilidade.

Miomatose uterina – Desordem hormonal que afeta as fibras musculares do útero, formando miomas (tumores benignos) no órgão. Sua maior incidência ocorre durante a idade reprodutiva feminina. Entre os fatores que elevam a propensão ao desenvolvimento de miomas estão a obesidade e a nuliparidade (não ter filhos). A miomatose também é mais frequente em mulheres de pele negra.

Infecção urinária – A presença anormal de microorganismos nas regiões do trato urinário causa esta infecção que atinge de 80 a 90% das mulheres. Quando afeta a bexiga é chamada de cistite e quando afeta o rim, de pielonefrite. As principais causas da infecção urinária são os microrganismos transmitidos via relação sexual e a migração das bactérias do trato gastrointestinal (via região perineal) até o trato urinário.

Síndrome dos Ovários Policísticos – Distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários. É caracterizada pela menstruação irregular e pela alta produção do hormônio masculino (testosterona). Sua causa ainda não é totalmente esclarecida, mas estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo. Atinge entre 7 e 20% das mulheres em idade fértil.

Pré-Agende sua Consulta

Agendar por telefone