A saúde da mulher vai muito além de exames ginecológicos

Quando falamos em saúde da mulher, costumamos automaticamente relacionar esse tema com a saúde ginecológica. Sem dúvida, essa é uma área médica muito importante e precisa ser discutida. Porém, é essencial destacar que as mulheres também precisam de atenção em outras áreas da saúde.

De acordo com a  Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde que mais afetam as mulheres atualmente são as doenças cardíacas, seguidas pelas infecções respiratórias, como pneumonia e bronquite. Já o câncer de mama, que muitas vezes é lembrado como o maior vilão da saúde da mulher, aparece em 10º lugar na lista, atrás de problemas como diabetes, hipertensão e complicações por parto prematuro.

Por isso, destacamos aqui a importância de cuidar e de olhar para cada mulher como um todo. Prestar atenção em todas essas áreas garante muito mais qualidade de vida e pode prevenir uma série de problemas e doenças. Pensando nisso, preparamos esse artigo com alguns outros cuidados relevantes e que precisam de mais atenção quando o assunto é a SAÚDE DA MULHER!

DOENÇAS CARDIOVASCULARES:

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, entre 2010 e 2016, as taxas de mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Doenças Cardíacas Isquêmicas em mulheres, com idades entre 30 a 69 anos, caíram, respectivamente, em 11% e 6,2%.

Porém, ainda há muito a ser feito em relação à prevenção dessas doenças. É importante que a mulher pense em mudanças de estilo de vida. Uma dieta balanceada, atividades físicas e redução de vícios, como cigarro e álcool, são fatores que podem diminuir ainda mais a taxa de mortalidade por acidentes vasculares e doenças cardíacas.

SAÚDE MENTAL:

Assim como o corpo, a mente também precisa de seus cuidados. Afinal, é ela quem comanda o nosso corpo e nossas emoções. A terapia é uma ótima ferramenta para auxiliar nesse processo. Conversar com um profissional experiente e especializado em psicologia é muito importante também.

Nesta busca, é importante a utilização de estratégias que propiciam ambientes apoiadores, o fortalecimento da resiliência, a criação de condições individuais, sociais e ambientais que permitam aumentar a capacidade de bem-estar.

CUIDADOS COM A PELE:

Cuidar da pele não se trata apenas de pensar em beleza. Muito mais que estética, a dermatologia promove o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, aos pêlos, mucosas, cabelos e unhas. Sem contar que a pele é o reflexo do que acontece em nossos órgãos internos. Por isso, cuide bem dela!

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS:

O SUS oferece uma série de serviços que garantem acolhimento e sigilo sem discriminação, como o preservativo masculino e feminino, extremamente importantes para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Também é possível ter acesso a outros métodos contraceptivos, como a pílula combinada, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, dispositivo intrauterino com cobre (DIU T Cu), diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula, indicados para evitar uma gravidez indesejada.

CUIDADO COM OS OLHOS:

Se você usa óculos, essa é uma consulta que você deve fazer uma vez ao ano para verificar se o grau das lentes ainda está adequado para o seu problema de visão. E caso você não use óculos, é necessário também ir ao oftalmologista para fazer exames para verificar como anda a saúde dos seus olhos.

Lembre-se que a saúde é o nosso bem mais precioso. Cuide dela como um todo, faça exames de rotina e, sempre que precisar, procure a ajuda de profissionais qualificados!