Menopausa: saiba tudo sobre o assunto!

Provavelmente você saiba o que é a menopausa. Mas você sabe por que ela realmente ocorre?

Hoje iremos explicar o porquê dos calafrios e da diminuição da memória nesse período, às vezes conturbado, na vida da mulher.

Explicações sobre a menopausa, os tipos, causas, sintomas e exames que podem ser feitos. E ainda no final do artigo, iremos passar um bônus com dicas de alimentos que irão ajudar muito nessa fase. Vamos lá, continue conosco!

O que é menopausa?

Menopausa é o nome que se dá à última menstruação. Os hormônios femininos já não são mais produzidos pelos ovários, em geral entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

Já o climatério é o nome dado ao período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva (ciclo menstrual) para a fase de não-reprodutiva (pós-menopausa).

Dessa forma, a menopausa é um fato que ocorre durante o climatério, em que há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo.

Quais os tipos de menopausa?

Você sabia que a menopausa possui três estágios? São eles: Pré-menopausa, Perimenopausa e Pós-menopausa.

A pré-menopausa é o período que o corpo da mulher se prepara para não ser mais fértil, caracterizando-se pela redução da produção de hormônios.

É a fase do climatério, que começa próximo aos 40 anos de idade, quando a mulher ainda menstrua, e dura, em média, de 6 a 8 anos. A pré-menopausa é assintomática e, quando os sintomas começam, inicia-se a fase da perimenopausa.

Perimenopausa é o período que engloba a pré-menopausa e o primeiro ano de pós-menopausa. Em geral, é durante essa fase que se iniciam os primeiros sintomas do climatério - irregularidade menstrual, seguida de calores e alterações no sono e humor - e termina quando se completa um ano sem menstruação.

A Pós-menopausa tem início um ano após a última menstruação e dura até o final da vida. Durante o período inicial (que dura até cinco anos) - e mais frequentemente na fase tardia - podem ocorrer osteoporose e um maior risco de doenças cardiovasculares.

Na pós-menopausa como um todo, é bastante comum ocorrer a atrofia vaginal (ou vaginite atrófica), que causa secura no órgão e dores durante as relações sexuais. Por isso, é importante que você busque ajuda médica para contornar os problemas e manter uma boa qualidade de vida.

As principais causas da menopausa:

Queda dos hormônios: declínio natural dos hormônios reprodutivos. Com a proximidade do final dos 30 anos, os ovários começam a produzir menos estrogênio e progesterona, que são hormônios que regulam a menstruação, e a fertilidade diminui.

Com a chegada dos 40 anos, os períodos menstruais podem se tornar mais longos ou curtos, mais ou menos frequentes, até que eventualmente os ovários deixam de produzir os hormônios e não há mais períodos (o que acontece por volta dos 50 anos).

Remoção do útero

A histerectomia é a cirurgia para remoção do útero, podendo haver ou não a retirada dos ovários também.

Quando a operação ocorre e não há a retirada dos ovários, não costuma provocar a menopausa imediata. Embora não haja mais períodos menstruais, os ovários ainda liberam óvulos e produzem estrogênio e progesterona.

A cirurgia que remove o útero e os ovários (histerectomia total e ooforectomia bilateral), por outro lado, causa menopausa imediata. Nesse caso, a menstruação é interrompida permanentemente.

Assim, é provável que a mulher tenha ondas de calor e outros sintomas, que podem ser graves, já que essas mudanças hormonais ocorrem abruptamente em vez de progressivamente, durante vários anos.

Quimioterapia e radioterapia

A quimioterapia e radioterapia são tratamentos muito comuns contra o câncer. Podem induzir à menopausa, causando sintomas como ondas de calor durante ou logo após o tratamento.

A interrupção da menstruação (e da fertilidade) nem sempre é permanente após a quimioterapia, portanto, medidas de controle da natalidade ainda são cabíveis.

Insuficiência ovariana primária

Cerca de 1% das mulheres experimentam a menopausa antes dos 40 anos (menopausa precoce). Principalmente nestes casos, a menopausa pode resultar de insuficiência ovariana primária.

Essa condição acontece quando os ovários deixam de produzir níveis normais de hormônios reprodutivos, decorrentes de fatores genéticos ou doenças autoimunes.

Causa indefinida

Muitas vezes, nenhuma causa pode ser encontrada para a menopausa, especialmente em situações de menopausa precoce. Para essas mulheres, a terapia hormonal é tipicamente recomendada, pelo menos, até a idade natural da menopausa, a fim de proteger o cérebro, o coração e os ossos.

Sintomas da Menopausa

Em alguns casos, a fase da menopausa e climatério é assintomática. Porém, a maioria das mulheres começa a apresentar sintomas de intensidade variável já no início do climatério, sintomas que se intensificam com a diminuição progressiva das concentrações dos hormônios sexuais femininos. Os mais comuns são:

Ondas de calor ou fogachos, irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo, manifestações urogenitais, tais como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e premência para urinar, incontinência urinária, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido.

Sintomas psíquicos: a redução dos níveis de estrógeno e progesterona interfere com a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central. Como consequência, aumentam as queixas de irritabilidade, labilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia;

Alterações na pele, que perde o vigor, nos cabelos e nas unhas, que ficam mais finos e quebradiços;

Alterações na distribuição da gordura o corpo: o tecido fibroglandular mamário é substituído por tecido gorduroso que também se deposita mais na região abdominal, perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia, risco aumentado de doenças cardiovasculares: a doença coronariana é a principal causa de morte depois da menopausa.

Há tratamento para a menopausa?

A menopausa é um processo natural do organismo feminino e pode não precisar de intervenções terapêuticas. No entanto, caso os sintomas sejam muito incômodos, o tratamento da menopausa pode ser feito para melhorar a qualidade de vida da mulher. Entre as opções encontramos:

Reposição hormonal: a terapia hormonal (popularmente conhecida como reposição hormonal) é o tratamento mais efetivo para as ondas de calor.

O tratamento traz uma redução de até 75% na frequência de fogachos e de 87% em sua severidade. A reposição pode ser feita com estrógeno ou a combinação de estrógeno e progesterona.

Alimentos que ajudam a diminuir os sintomas

Existem sim alimentos que ajudam a diminuir os sintomas da menopausa. São eles: Ômega-3: esse ácido graxo é um grande aliado contra esses sintomas desagradáveis.

Além das proteínas como ovos e carnes magras contribuem para conter a perda de músculos. Leite, cálcio, soja, oleaginosas e sementes, abacate, chocolate e por incrível que pareça a preciosa água.

Conte com uma clínica especializada

Quer saber se você está no período da menopausa? Sente algum sintoma citado no artigo, mas ainda não tem certeza se está nesse período mesmo? Converse com médicos especializados e tire todas as suas dúvidas. Estamos prontos para atender você!

A Clínica Saute possui atendimento especializado em saúde feminina, trabalhando em prol da da qualidade de vida da mulher.