fbpx
Intolerância alimentar

O que é a intolerância alimentar?


A intolerância alimentar é uma resposta do organismo à ingestão de determinados alimentos, em função de uma dificuldade no processo digestivo.

Uma das etapas necessárias para digerir um alimento é a absorção dos nutrientes encontrados nos alimentos ingeridos. No caso da intolerância, o organismo tem incapacidade ou dificuldade em absorver esses nutrientes, o que resulta em extremo desconforto, com vários sintomas associados.

Para entender melhor os alimentos que podem causar o problema, e quais sintomas são esses, siga lendo o artigo!


Quais são os sintomas mais comuns da intolerância alimentar?


A pessoa que sofre com intolerância alimentar geralmente sente os sintomas logo após o consumo do alimento. Os sinais demoram apenas algumas horas para surgir. 

Os sintomas variam, mas, de forma geral, estão relacionados ao sistema digestivo. Alguns exemplos são náuseas, vômito, dores de estômago, prisão de ventre ou diarreia. A intolerância também pode causar irritabilidade e enxaqueca.

É preciso consultar um especialista para ter certeza do seu diagnóstico.


Quais alimentos podem gerar o problema?


  • Trigo, cevada e centeio: o glúten presente nesses alimentos tem bastante potencial de desencadear um processo de intolerância ou alergia

  • Alimentos de origem animal: como leite e derivados (lactose), peixes, mariscos, entre outros

  • Alimentos de origem vegetal: os mais comuns são tomates, morangos, nozes, bananas e couve e espinafre

  • Refrigerantes à base de cola, café e chocolate: a intolerância destes alimentos são fáceis de identificar, pois, provocam rapidamente sintomas como enxaqueca

  • Castanha e amendoim: o problema se dá em função das aflatoxinas, podendo resultar em alergias graves

  • Aditivos alimentares: conservantes e aromatizantes podem resultar em quadros de intolerância alimentar, por serem altamente industrializados


Quais os tipos de intolerância alimentar?


Você conferiu os alimentos que causam esse problema. Por isso os tipos de intolerância classificados estão abaixo:

  • Doença celíaca, reação ao consumo de glúten;

  • Alergia ao trigo;

  • Intolerância a lactose;

  • Sensibilidade aos aditivos alimentares;

  • Alergia ao leite, peixes, frutos do mar, ovos e oleaginosas.


Qual a diferença de intolerância e alergia alimentar?


A alergia alimentar é um ataque do organismo ao que ele identifica como um corpo estranho. A intolerância alimentar, como já explicado, é uma situação que pode iniciar a qualquer momento da vida, a partir da dificuldade de digestão de um determinado alimento. 

Tratando do problema de absorção do açúcar, é o acúmulo da substância o responsável por gerar desconfortos no organismo, resultando em processos inflamatórios que identificam a intolerância.

Diferente da alergia alimentar que acontece quando o organismo busca se defender contra a entrada de certos alimentos – mesmo que em pequenas quantidades. Ao identificá-los como um corpo estranho, produz anticorpos para combater o perigo. 

Desse modo, tem seus sintomas iniciados imediatamente após a ingestão do alimento. O sintoma mais grave é o choque anafilático que, se não tratado rapidamente, pode levar a óbito. 

Se você passa por qualquer tipo de desconforto ou indisposição após o consumo de um alimento, é fundamental consultar um médico. Assim, você poderá ter um diagnóstico mais preciso e tratar o problema com eficácia e segurança!


Intolerância alimentar tem cura?


Não. O tratamento para a intolerância alimentar não garante a cura total do paciente. Porém, após a exclusão total do alimento causador da intolerância por, no mínimo, três meses, a sua reintrodução no cardápio pode ser testada.

Muitos pacientes respondem bem, podendo voltar a consumir o alimento (com moderação) sem que os sintomas da intolerância recomecem. 

Por outro lado, se a tentativa não for positiva, é preciso manter o alimento fora da dieta, para sempre. 

Peça ajuda a profissionais adequados para orientá-lo em relação a seus hábitos alimentares.


Conte com uma clínica especializada 


Se você estiver com sintomas que sugiram uma intolerância alimentar, e deseja investigar melhor o seu quadro, você pode consultar um profissional da área. Gostou do nosso artigo sobre intolerância alimentar? Converse com médicos especializados e tire todas as suas dúvidas. Estamos prontos para atender você! 

A Clínica Saute possui atendimento especializado em saúde feminina, trabalhando pela qualidade de vida da mulher.


Veja também

Entre em Contato Conosco

Félix da Cunha 737, sala 702 Porto Alegre – RS

[email protected]

(51) 999980622

(51) 3508-0622

Horários

Segunda à sexta – das 8:00 às 17:00

Feriados Oficiais – Fechada

Horários das consultas médicas – Conforme agenda de cada profissional

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais