Hipotireoidismo: o que você precisa saber!

ocê sabia que o hipotireoidismo pode afetar qualquer pessoa, em qualquer fase da vida? Isso mesmo, porém existem condições em que essa probabilidade aumenta. Uma delas é se você tem casos na família.

Quando há parentes próximos com a doença devemos ficar mais atentos, pois há uma chance maior de desenvolver o hipotireoidismo. Infelizmente, não há como prevenir, mas há cuidados específicos a se tomar além de observar os sintomas e fazer o acompanhamento para um diagnóstico precoce.

Se o diagnóstico for positivo para hipotireoidismo, saiba que o tratamento é simples e eficaz. É feito com a reposição do hormônio tireoidiano (levotiroxina) e com avaliações periódicas para um ajuste adequado da dose.

De modo geral, o tratamento deve se estender por toda a vida, e por isso, é importante visitar o médico periodicamente para reavaliar a dose e o quadro clínico.

No artigo de hoje iremos explicar pontos como: o que é o hipotireodismo, quais os sinais e sintomas, quais os fatores de risco e a melhor forma de tratamento. Continue acompanhando e saiba mais!

O que é o hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide, glândula que regula importantes órgãos do organismo. Se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independentemente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos - o chamado hipotireoidismo congênito. Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma doença autoimune denominada Tireoidite de Hashimoto.

Quais os sinais e sintomas do hipotireoidismo?

• Aumento do volume da tireoide, chamado de bócio;
  • Sonolência;
  • Leve ganho de peso;
  • Cansaço;
  • Alterações no humor;
  • Perda de memória;
  • Pele seca;
  • Prisão de ventre;
  • Unhas fracas;
  • Queda de cabelo;
  • Pés e mãos gelados;
  • Anemia;
  • Sensação de frio excessivo;
  • Colesterol alto;
  • Alteração na libido.

Quais os fatores de risco?

O hipotireodismo é uma das doenças endócrinas mais comuns. Geralmente, acomete mulheres com mais de 30 anos e com idade superior a 60 anos. A menopausa é um dos fatores de risco, além da gravidez e do período de parto. Como você viu acima, a predisposição genética conta bastante. Outro risco, é o excesso de poluição e exagero no iodo na alimentação, como por exemplo a utilização de muito sal na comida.

Engordar muito e não ter disposição. Isso pode ser hipotireoidismo?

Pode, mas muitas vezes é apenas reflexo de um estilo de vida sedentário. A má alimentação e a falta de exercícios físicos causam ganhos de peso e uma sensação de preguiça permanente.

Qual o melhor tratamento para a hipotireoidismo?

O melhor tratamento para o hipotireoidismo deve ser feito através da reposição hormonal com a tomada de hormônios sintéticos, a Levotiroxina, que contém o hormônio T4. Essa reposição é feita através de comprimidos por via oral, que devem ser ingeridos diariamente em jejum. A dose do medicamento deve ser prescrita pelo endocrinologista e pode variar ao longo do tratamento de acordo com os níveis de T3 e T4 circulantes no sangue.

Se o hipotireoidismo não for tratado de forma correta, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

O hipotireoidismo pode causar dificuldade em engravidar?

Sim. O hipotireoidismo altera o ciclo menstrual podendo causar infertilidade. E mesmo que a paciente consiga engravidar, o hipotireoidismo aumenta o risco de aborto. Nos homens, o hipotireoidismo pode causar infertilidade por alterar a morfologia dos espermatozoides.

O tratamento do hipotireoidismo ajuda a controlar o colesterol alto?
Sim, mas geralmente os melhores resultados ocorrem naqueles que têm TSH maior 10 mU/L.

Conte com uma clínica especializada

Converse com médicos especializados e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Estamos prontos para atender você!

A Clínica Saute possui atendimento especializado em saúde feminina, trabalhando