Cistite: quando procurar um médico?

Sabe aquela vontade constante de ir ao banheiro? Você conhece alguém que passe por isso ou até você mesmo sente essa sensação? Pois é, saiba que cistite e infecção urinária têm sintomas bastante parecidos. Dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro com frequência e às vezes até presença de sangue na urina.

Tanto a cistite quanto a infecção urinária são mais comuns em mulheres, principalmente naquelas que são ativas sexualmente. Isso porque a uretra é menor que a dos homens e em local de fácil acesso a bactérias. Mas não se engane: os homens também sofrem com o problema, porém com muito menos frequência.

Você já deve ter escutado que não se deve segurar a urina, certo? Isso não é mito e hoje você saberá o porquê. Além de questões como:

• O que é a cistite?
  • Principais sintomas, causas e tratamentos;
  • Cistite na gravidez;
  • Como é feito o tratamento;
  • Quando procurar um médico?
  • Conte com uma clínica especializada

Continue acompanhando e saiba todas as respostas!

Afinal: o que é a cistite?

Não é tão fácil identificar e pode ser confundida com a infecção urinária. Mas vamos lá. Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra.

A cistite corresponde à infecção e inflamação da bexiga, principalmente por Escherichia coli, que é uma bactéria naturalmente presente no intestino e no trato urinário e que pode atingir a uretra e chegar à bexiga, levando ao aparecimento de sinais e sintomas de infecção do sistema urinário, como urgência em urinar e ardência ou queimação ao urinar.

É de extrema importância que a cistite seja identificada e tratada para evitar que a bactéria chegue aos rins e resulte em complicações. Portanto, é importante que a pessoa consulte um médico especializado, para que seja indicado o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com antibióticos.

Principais sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas: quando há infecção e inflamação da bexiga, a pessoa pode apresentar alguns sinais e sintomas, como febre baixa, vontade frequente em urinar, apesar de ser eliminada pouca urina, ardência ou queimação ao urinar. Fique atento,  pois quando há dor no fundo das costas, pode ser indicativo de que a bactéria chegou aos rins e está provocando a sua inflamação, sendo muito importante nesse caso que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

Mas saiba que apenas a avaliação dos sintomas não é suficiente para o diagnóstico da cistite, já que esses sintomas podem estar presentes em outras doenças do trato urinário. Assim, é importante que o médico indique a realização de exames para confirmar o diagnóstico e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Confira como é feito o diagnóstico da cistite ao decorrer do artigo.

Causas de cistite

As causas da cistite estão relacionadas à contaminação da bexiga com bactérias vindas do trato urinário ou do próprio intestino, podendo acontecer devido à:

• Contato sexual sem uso de preservativo;
  • ​​Má higiene local, limpando-se de trás para frente;
  • Baixa produção de urina causada pela pouca ingestão de água;
  • Pouco espaço entre a uretra e o ânus, no caso das mulheres, neste caso seria um defeito anatômico;
  • Conexão anormal entre a bexiga e a vagina, condição conhecida como fístula vesicovaginal;
  • Uso de alguns medicamentos que interferem na imunidade e favorece a proliferação de microrganismos;
  • Irritação por químicos, como sabonetes e perfumes na região íntima, havendo desequilíbrio do pH e favorecendo infecções;
  • Doenças crônicas, como diabetes, já que os níveis elevados de açúcar no sangue podem aumentar o risco de infecções.

Saiba que a cistite de lua de mel é aquela que geralmente é causada pela subida das bactérias da própria vagina para a bexiga devido a várias pequenas lesões na uretra, devido ao ato sexual repetitivo.

Beber muita água e fazer xixi após as relações pode ser o suficiente para vencer este mal, mas se o incômodo persistir, deve-se consultar um médico. Usar camisinha é fundamental para diminuir o risco de infecção. E no caso de já estar infectado, não deixe de ir ao banheiro ao menor sinal: limpar o canal urinário faz parte do tratamento.

Cistite na gravidez

A cistite na gravidez pode ser mais frequente porque nesta fase a mulher possui um comprometimento natural do sistema imune, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos e a ocorrência de infecções urinárias. A cistite na gravidez gera os mesmos sintomas de uma infecção urinária comum e o tratamento deve ser orientado pelo ginecologista, além de ser recomendado o aumento do consumo de água.

Possíveis complicações da cistite

Uma cistite mal tratada pode ocorrer problemas como a migração das bactérias da bexiga para os rins (pielonefrite) tornando o caso mais grave. Quando atingem os rins, surgem sintomas como febre, dor lombar intensa e vômitos. O diagnóstico é feito através do exame de urina que verifica a presença de bactérias e seu tratamento é feito com antibióticos.

O tratamento para a pielonefrite deve ser instituído rapidamente, de preferência com antibióticos por via venosa, para evitar que as bactérias cheguem à corrente sanguínea e cause a sepse, um quadro clínico grave que pode levar à morte.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a cistite deve ser recomendado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, podendo ser indicado o uso de antibióticos, que deve ser usado de acordo com a indicação do médico, e conforme o resultado do exame de urina, urocultura e antibiograma. Saiba mais sobre o tratamento para cistite.

O tratamento recomendado pelo médico pode ser complementado por remédios caseiros, como o banho de assento que possui propriedades antimicrobianas.

Além do tratamento medicamentoso, é importante beber no mínimo 2 litros de água por dia e consumir alimentos diuréticos, como melancia e aipo, por exemplo.

Conte com uma clínica especializada

Converse com médicos especializados e tire todas as suas dúvidas. Estamos prontos para atender você!

A Clínica Saute possui atendimento especializado em saúde feminina, trabalhando pela qualidade de vida da mulher.