fbpx

Uroginecologia

A uroginecologia consiste em uma subespecialidade médica, que procura relacionar o trato uroginecológico e suas estruturas adjacentes como um todo, incluindo útero, vagina e reto. Tem como objetivo diagnosticar, prevenir e tratar disfunções urogenitais e anorretais (como cistite, incontinência urinária, “bexiga caída”, entre outros), educar e informar a respeito dos sintomas, e estimular bons hábitos de vida. A grande vantagem dessa área de atuação é a simplicidade como o tratamento pode ser realizado e a capacidade da população em geral poder realizar a prevenção, como por exemplo, um simples movimentos de contração da musculatura pélvica.

Antes de iniciar o tratamento, realizado por um fisioterapeuta especializado nesta área, deverá ser realizada uma avaliação minuciosa, além de reavaliações periódicas e, através destas, orientar, prevenir e tratar disfunções pélvicas em indivíduos de ambos os sexos.

O objetivo principal é readquirir o controle sobre a musculatura do assoalho pélvico, podendo contribuir para postergar e até mesmo evitar a necessidade de intervenção cirúrgica.

O tratamento engloba diversos recursos, como a cinesioterapia, biofeedback, estimulação elétrica, exercícios proprioceptivos, além de exercícios e orientações domiciliares, como o diário miccional. Estas disfunções costumam ser mais comuns em idosos, mulheres que se submeteram ao parto normal e pessoas que realizam atividades físicas de alto impacto. O tratamento consiste na realização de exercícios que associam contrações e respiração e as sessões duram 50 minutos.