Proctologia

A proctologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das enfermidades da porção terminal do aparelho digestivo, compreendendo os seguintes órgãos: cólon, reto e ânus. O Coloproctologista também é referência na realização de colonoscopia - procedimento endoscópico utilizado para diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diversas doenças dos intestinos.

Dentre outras, o proctologista trata de doenças como hemorróidas, tumores do cólon e do reto, pólipos, constipação, fissuras e fístulas anais, prolapsos de reto, divertículos do cólon, cistos pilonidais, abscessos, incontinência fecal, síndrome do cólon irritável e doenças inflamatórias do intestino.

Sintomas como dor ou dificuldade para evacuar, sangramento nas fezes ou no papel higiênico, coceira, nodulações ou inchaço no ânus, incontinência ou retenção fecal e alteração do padrão evacuatório são indicativos para uma consulta com um proctologista. Além disso, a consulta regular ao proctologista mesmo em pacientes sem sintomas e a realização de exames preventivos é de extrema importância, pois o câncer intestinal pode permanecer silencioso por muito tempo.