fbpx

Oncologia

A Ginecologia Oncológica é a parte da ginecologia que trata da prevenção e tratamento dos cânceres femininos, que acometem útero, tubas uterinas, ovários, vagina e vulva. Por ordem de frequência, os mais comuns são os cânceres do colo do útero, corpo do útero (endométrio) e ovários. As visitas ao ginecologista para prevenção podem iniciar aos 18 anos ou quando ocorrer o início da atividade sexual.



Cirurgia Oncológica



A cirurgia oncológica é um dos tripés para o tratamento do câncer, ao lado da quimioterapia ou da radioterapia. O grande diferencial de tratar o câncer com um cirurgião oncologista é que, pela sua formação, ele tem o conhecimento detalhado da história natural dos tumores, da importância do estadiamento do tumor, de se estabelecer o planejamento terapêutico e da atuação multidisciplinar de todas as equipes envolvidas no tratamento personalizado do paciente, em cada uma das etapas, para o sucesso do tratamento.

Para ser cirurgião oncologista no Brasil, são necessários cinco anos de residência médica após a graduação, sendo dois de cirurgia geral e mais três de cirurgia oncológica.


O Dr. Carlos Cereser, oncologista da Clínica Saute, realiza procedimentos avançados em cirurgia, entre eles: tratamento cirúrgico de câncer de estômago, de fígado, de pâncreas, de intestino (cólon), além de tumores ginecológicos. Todos os procedimentos podem ser realizados por cirurgia videolaparoscopica ou pelo método convencional, na dependência da autorização do convênio do paciente.