Menopausa

A menopausa é o período fisiológico que ocorre um ano após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo, chamado de climatério, o organismo inicia a transição da fase reprodutiva para a não-reprodutiva, encerrando os ciclos menstruais e ovulatórios.

Os hormônios estrogênio e progesterona deixam de ser produzidos de forma lenta e gradativa, e o corpo feminino começa a apresentar algumas mudanças. Ondas de calor, suores noturnos, diminuição no desejo sexual, alterações na distribuição da gordura corporal e ressecamento vaginal são alguns dos sintomas mais comuns que podem ocorrer na menopausa, junto à ausência da menstruação.

Mais um estágio na vida da mulher, a menopausa não tem idade exata para acontecer, mas, em média, ocorre entre 45 e 55 anos. A visita regular ao ginecologista é fundamental para a confirmação da menopausa, pois, em algumas mulheres, a menstruação não cessa de uma vez, mas vai se espaçando com um intervalo cada vez maior até parar.

O exame clínico é a forma mais precisa de se detectar o início da menopausa, pois são analisadas as variações na concentração de progesterona, estrogênio e FSH (Hormônio Folículo-Estimulante).