fbpx

Quais são as doenças causadas por alteração de hormônios?

O corpo humano possui diversas substâncias responsáveis por regular o funcionamento normal das atividades orgânicas. Entre elas, destacam-se os hormônios, que são produzidos nas glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue,  conhecidas como hormônios. Uma vez que eles não são produzidos corretamente, é natural que o corpo fique mais suscetível a doenças, diante da presença de distúrbios hormonais.

A endocrinologia é a área da medicina que visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas e, portanto, as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo em um todo.

🔹CONFIRA AS PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR ALTERAÇÕES HORMONAIS:

➜ DIABETES: 

É a alteração dos níveis de açúcar do sangue, causada pela falta de produção ou pela falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas.  O chamado “pré-diabetes” é uma alteração no organismo que leva à resistência à ação da insulina. Além disso, existem algumas doenças que podem provocar a queda da glicose sanguínea, ou hipoglicemia.

➜ ALTERAÇÕES DA TIREOIDE: 

A tireoide é um importante produtor de hormônios. Por isso, qualquer alteração nesse órgão poderá causar distúrbios hormonais. São bastante conhecidos o Hipertireoidismo e o Hipotireoidismo.

O primeiro é causado pela produção em excesso de hormônios tireoidianos, que aumentam no fluxo sanguíneo e causam problemas de saúde. Já o segundo ocorre por falta desses hormônios e a baixa produção deles. Entre outras enfermidades que podem ser causadas na tireoide, temos o bócio, que ocorre quando o órgão cresce de forma desregulada e desenvolve um volume anormal no pescoço.

➜ OBESIDADE:

Nos últimos anos a obesidade foi reconhecida como uma doença, devido aos múltiplos problemas que pode acarretar à saúde das pessoas, além dos graves transtornos sociais e psicológicos que a acompanham. A obesidade possui múltiplas causas e apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, frequentemente é acompanhada de outras doenças endócrinas, como a Diabetes, os transtornos do colesterol e a Síndrome dos Ovários Policísticos.

➜ OSTEOPOROSE:

A osteoporose é uma doença que acomete os ossos, que não se calcificam corretamente e se tornam frágeis e quebradiços, elevando os riscos de fraturas. Algumas causas comuns são provocadas por maus hábitos, como sedentarismo, tabagismo, ingestão de álcool e falta de vitamina D (exposição ao sol). Porém, pode também ter origem hereditária, de acordo com os genes responsáveis pela absorção do cálcio no organismo, por exemplo.

A relação da doença com os hormônios também é muito comum, por isso está ligada ao sistema endócrino. A doença é mais comum nas mulheres após a menopausa, quando a produção de estrogênio diminui. 

➜ DOENÇAS QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO:

Puberdade precoce, puberdade tardia (ausência de início da puberdade após os 13 anos em meninas e 14 anos em meninos). 

Você sofre ou já sofreu de algum desses males? O acompanhamento de um profissional é muito importante para auxiliar nesses casos. Conte com a Clínica Saute.