fbpx

O que é o envelhecimento precoce da pele?

O envelhecimento da pele é um processo natural do ser humano. Porém, é importante que alguns cuidados sejam tomados para evitar que esse envelhecimento ocorra de forma precoce. Muito se ouve falar, mas pouca gente sabe, de fato, o que é o envelhecimento precoce. 

▶ Você sabe o que é o envelhecimento precoce?

O envelhecimento precoce é notado pela presença de rugas, flacidez e manchas em uma idade em que, normalmente, outras pessoas da mesma faixa etária não apresentam tais características na mesma intensidade. 

Esses sintomas são resultados do aumento da oxidação das células, que diminui a produção de colágeno, das fibras elásticas e da renovação celular. Com isso, o fenômeno favorece o aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão, que são responsáveis por deixar a aparência incompatível com a idade cronológica, fazendo com que a pessoa pareça mais velha do que realmente é. 

Simplificando, o envelhecimento precoce é o desgaste acelerado da pele, que pode ocorrer ainda na juventude através das agressões externas, como a radiação solar e a poluição, ou internas, como é o caso da genética. 

▶ Sintomas que indicam o envelhecimento da pele:

Existem alguns sinais e sintomas que indicam que a pele passa por um envelhecimento mais cedo do que deveria. Os principais são:

  • Rugas e linhas de expressão na testa, ao redor dos lábios (bigode chinês) e olhos (pés de galinha): surgem devido à perda de colágeno e elastina, fazendo com que a pele deixe de ter a firmeza habitual e surjam falhas; 
  • Manchas escuras: são causadas devido à exposição solar excessiva e sem fotoproteção; 
  • Flacidez em excesso: o envelhecimento precoce torna a pele mais fina e sem firmeza devido à falta de hidratação e perda de gordura;
  • Presença de olheiras: olheiras intensas podem ser um sinal de que a pele não está saudável

▶ Como combater o envelhecimento precoce:

Para combater a ação dos radicais livres na pele, impedindo o envelhecimento precoce, é importante focar em atitudes como:

  1. Usar o protetor solar diariamente;
  2. Fazer limpeza de pele; 
  3. Consumir alimentos antioxidantes;
  4. Fazer tratamentos de pele; 
  5. Ter hábitos saudáveis.