fbpx

Infecção urinária: Por que é mais comum entre as mulheres?

A infecção urinária é uma doença grave e incômoda, que causa ardência e dor ao urinar. É causada, geralmente, por bactérias que invadem o trato urinário. Inicialmente, esses organismos podem colonizar a uretra e subir em direção à bexiga e rins. Quando ocorre a colonização da bexiga, a infecção é denominada de cistite. Quando atinge o rim, é chamada de pielonefrite.

Mas por que isso ocorre em maior quantidade nas mulheres? A resposta é mais simples do que imaginamos. Mulheres estão mais sujeitas a contraírem a infecção por conta de sua anatomia. O ânus e a vagina estão muito próximos da entrada da uretra, o que favorece a migração de bactérias. Em razão dessa proximidade, é essencial a higiene desses locais. Além disso, a uretra feminina é muito pequena, o que favorece a ascensão das bactérias. Outros fatores são uso de geleias espermicidas, ato sexual, gestação, diabetes, obesidade e higiene deficiente.

Porém, há formas de evitar a infecção. Confira algumas dicas:

– Ao ir ao banheiro, por exemplo, é importante limpar as fezes no sentido da uretra para o ânus, o que pode evitar o contato de bactérias presentes no intestino com o trato urinário.

– Cuidar na higienização com sabonetes íntimos. Os sabonetes íntimos, se usados exageradamente, podem matar bactérias importantes para a vagina.

– Assim como no momento da limpeza após a ida ao banheiro, na hora do banho, deve-se evitar que material da região anal chegue ao trato urinário.

– Urinar após as relações sexuais, pois isso evita que bactérias entrem no canal da uretra.