fbpx

Endocrinologista: o que ele pode fazer pela saúde da mulher

É muito comum que as mulheres façam seus exames e consultas de rotina com o ginecologista, o que é realmente muito importante. Porém, existem outros aspectos da saúde feminina que também devem receber a devida atenção e acompanhamento, garantindo o funcionamento do corpo da melhor forma possível. No decorrer das fases da vida, as mulheres (muitas vezes) acabam sentindo a necessidade de fazer um acompanhamento com o endocrinologista, para garantir que as outras áreas da sua saúde estejam bem.

Qual a área de atuação do Endocrinologista? 

Essa especialidade médica trata transtornos das glândulas endócrinas, que secretam hormônios no sangue. Ele avalia as questões comuns aos dois sexos, como colesterol, diabetes e tireoide, por exemplo, e especificamente para as mulheres, como os distúrbios da menstruação, síndrome dos ovários policísticos e reposição hormonal na menopausa. 

Dificuldades para engravidar, atraso ou falta de menstruação, cistos nos ovários, menopausa e osteoporose são outras questões nas quais esse profissional é o mais adequado para auxiliar no tratamento. É ele também que avalia a necessidade e indica a terapia de reposição hormonal. 

Fazer consultas de rotina focadas nesses pontos é muito importante também, porque a partir dos 35 anos, o corpo da mulher começa a sofrer várias transformações e o endocrinologista está habilitado a orientá-la para que isto aconteça da melhor forma possível. Por isso, no decorrer do tempo, ele se faz ainda mais importante para o acompanhamento da saúde da mulher. 

O indicado é fazer exames, em média, uma vez ao ano. Assim, você poderá verificar a necessidade de tratamentos, reposições ou acompanhamentos específicos para o seu caso, garantindo bem estar e uma vida com muita saúde.