fbpx

Dicas para uma vida com mais qualidade

Cuidar da saúde é fundamental para uma boa qualidade de vida, tanto para homens quanto para as mulheres. Aliás, a saúde feminina não pode ser deixada de lado nunca, e por conta disso, trazemos um pouco dos cuidados que toda mulher deve ter com sua saúde ao longo da vida.

Aos 20 anos, com o fim da adolescência, é necessário realizar regularmente visitas ao ginecologista. Após a iniciação sexual, a mulher precisa se submeter ao exame Papanicolau, que é preventivo do colo do útero. Este deve ser feito anualmente. Com o início da vida adulta, também é preciso ficar atento com a postura. Corrigir hábitos errados pode evitar problemas futuros. Além disso, a prática de esportes pode fortalecer esta parte do corpo, bem como definir a musculatura. Para isso, corra, caminhe, nade, ande de bicicleta, dance ou realize atividades de seu interesse. Procure ter uma alimentação mais saudável e balanceada, evitando gorduras e refrigerantes. Embora no período dos 20 anos o corpo responda melhor a dietas, é necessário um cuidado redobrado para emagrecer. Se precisa perder peso, vale recorrer a um médico, aos exercícios e atentar ao que está comendo.

Aos 30 anos, as mulheres possuem muitos afazeres. Embora sua rotina seja corrida, é necessário dedicar alguns minutos para si. Além de ser relaxante, melhora a autoestima e a qualidade de vida. Afinal, é nessa idade que as mulheres, embora com o dia a dia corrido, sentem-se mais realizadas. O segredo para as mulheres dessa idade é saber se equilibrar, evitando estresse, ansiedade e depressão. Para isso é importante a prática de exercícios físicos, como a corrida e até exercícios de respiração, como os trazidos na Yoga. Nesta idade é necessário o ínicio dos cuidados com a pele, evitando a flacidez precoce. Também é válido salientar que deve-se continuar visitando seu ginecologista regularmente, pelo menos duas vezes ao ano. Lembre-se também de fazer o autoexame das mamas. Comece a controlar os níveis de colesterol, triglicerídeos, hormônios e glicose, principalmente se há diabéticos entre os familiares mais próximos.

Aos 40, o ideal é reciclar seus conhecimentos. Atualize-se naquilo que gosta, viaje e divirta-se. Acima de tudo, cuide-se, pois nessa fase existe uma tendência maior a engordar. Procure controlar seu peso. Assim, você reduz as chances de diabetes e doenças do coração. Vale também a prática de exercícios físicos e, para isso, peça recomendação a um profissional. É a partir desta idade também que começam as preocupações com os sintomas da menopausa, e por isso, vale salientar a importância de continuar visitando seu ginecologista regularmente, e com isso evitar qualquer complicação que possa aparecer com esta. Tenha uma alimentação rica em cálcio. Leite, verduras e peixes são uma boa alternativa. Cuide também da sua pele e procure não sair de casa sem filtro solar.

Aos 50 anos, o essencial é manter uma boa relação com seu médico, pois as visitas devem se tornar mais constantes. é nesta idade que começa de fato a menopausa, e assim como você antes procurava combater os sintomas que esta estava trazendo, agora você terá de lidar com ela no dia a dia. Faça exercícios regulares. Se possível, caminhe algumas horas todos os dias. Os exercícios físicos irão influenciar em tudo, como humor saúde e aparência. Alimente-se de forma saudável: pouca gordura e muitos alimentos ricos em fibras, ferro e cálcio. Além disso, já é necessário evitar e controlar o consumo de álcool e cigarros. Podem surgir algumas manchas na pele. Por isso, é essencial visitar o seu dermatologista periodicamente. Também submeta-se a exames de sangue pelo menos uma vez por ano. Verificar a glicemia, tireóide e hormônios é uma forma de controlar o funcionamento do seu corpo.

A partir dos 60 anos, o ideal é buscar momentos de lazer e valorizar as horas de repouso. Procure também viver mais momentos com sua família e amigos. Cuide da sua mente e de seu corpo. Alimente-se de forma saudável. Com esta idade também é necessário um controle da função tireoidiana, além de ser uma idade crítica para o câncer de pele. Esta também começa a ser a idade das vacinas. É importante a vacinação, principalmente contra a gripe (influenza) anualmente, anti pneumocócica e anti tétano.

Com os cuidados necessários para a saúde, a qualidade de vida aumenta, e mesmo em meio às rotinas apertadas do dia a dia, é possível aproveitar melhor e com mais disposição os grandes momentos da vida. Mulher é um ser único. Alguém que cresce a cada dia e mostra a que veio ao mundo. São mães, filhas, avós, esposas, namoradas, companheiras, trabalhadoras e estudantes. Mulheres acima de tudo. Em meio a rotinas atribuladas, não desanimam. Vão em frente sem descuidar da autoestima e da saúde.