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Alimentos que auxiliam a combater a ansiedade

A ansiedade é um mal que vem afetando cada vez mais os brasileiros, seja pela rotina do trabalho, trânsito, e muitos outros fatores do dia a dia. Para amenizar o stress causado pelo problema, a alimentação tem um papel fundamental. Por conta disso, trazemos alimentos e receitas que auxiliam a combater a ansiedade. Confira!

Alimentos para evitar:

A ansiedade pode ser um canal ou válvula de escape para algumas pessoas, influenciando o consumo exagerado e preocupante de alimentos. O consumo de alimentos pobres em nutrientes e ricos em açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas tendem a aumentar, a fim de camuflar a ansiedade. Prejudicando ainda mais a saúde e o quadro de ansiedade. É importante prestar atenção nos tipos de alimentos que você consome e a qualidade deles. São alguns alimentos para evitar:

  • O açúcar pode gerar alterações no humor, e aumentar a ansiedade.
  • Exclua ou limite o consumo de café por dia, a apenas 1 xícara.
  • O álcool também pode elevar a ansiedade e o estresse.
  • A farinha processada e refinada gera a mesma sensação que o açúcar.
  • Evitar o consumo de carboidratos, frituras e alimentos processados.

Alimentos que combatem a ansiedade:

A dieta para amenizar a ansiedade deve incluir alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano, e alguns exemplos são banana, aveia e chocolate amargo. Esses alimentos ajudam a regular a flora intestinal e aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bem estar.

  • Ômega-3: O ômega-3 é uma gordura boa e rica em ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Os principais alimentos ricos em ômega-3 são atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas, e abacate.
  • Magnésio: Ajuda a relaxar, melhora a circulação e a qualidade do sono, estando presente em alimentos como chia, castanhas, banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral e aveia.
  • Triptofano: O triptofano é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, e pode ser encontrado em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, banana, queijo, cacau, chocolate amargo e amendoim.
  • Vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B, especialmente a B6, B12 e o ácido fólico, são importante reguladoras do sistema nervoso, e participam da produção de serotonina. Essas vitaminas podem ser encontradas em grãos integrais, como arroz integral, pão integral e aveia, e em outros alimentos como banana, espinafre e outros vegetais verdes.
  • Vitamina C e flavonóides: A vitamina C e os flavonóides são antioxidantes que reduzem o estresse e a ansiedade, ajudando no controle da produção hormonal. Seus principais alimentos são frutas cítricas, como laranja, abacaxi e tangerina, chocolate e vegetais frescos.